Mídia

Fundador da Wikipedia anuncia site de notícias

A Wikitribune não terá paywall e anúncios publicitários, e funcionará em um modelo colaborativo de verificação e fact-checking


O fundador da enciclopédia Wikipedia, Jimmy Wales, anunciou o lançamento de um novo portal de notícias, Wikitribune. A plataforma começa a funcionar em aproximadamente um mês e, embora seja gratuita, deve ser financiada de forma colaborativa pelos leitores.  

Em um vídeo de divulgação, Jimmy explica a transformação do modelo de consumo de notícias: se há anos atrás era natural que as pessoas pagassem para ter acesso à informação filtrada por gatekeepers (jornalistas e fact-checkers), hoje, com o avanço do digital, a publicidade digital é o principal patrocinador das notícias.

“A competição por clicks é voraz, então há informação de baixa qualidade em qualquer lugar. O modo através do qual as notícias são exibidas hoje foi desenhado para que acessemos somente o que queremos ver e para que cliquemos a todo instante, e isso acaba com a notícia”, disse o executivo no vídeo. A Wikitribune apostará em um modelo sem paywall e sem anúncios, onde os autores são registrados (podem ser jornalistas profissionais ou voluntários) e o conteúdo passa por um processo de fact-checking. A verificação é feita em um modelo inspirado na Wikipedia, onde voluntários e apoiadores poderão mandar artigos e notícias para revisão.

Os interessados em apoiar a iniciativa já podem contribuir para o site, que até o momento já contabiliza mais de 4 mil pessoas cadastradas para financiar o projeto.

 

Confira a campanha da iniciativa abaixo:

 

 

Conteúdo originalmente veiculado por Meio & Mensagem 

...

Conteúdo Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso a todo conteudo exclusivo

ASSINAR

Já é um assinante?

Comentários

VEJA TAMBÉM...