Negócios

Cidade do Rio Grande do Sul analisa viabilidade de soluções Digitais para Governos

A cidade de Farroupilha-RS analisa implementar soluções para modelo de governo eletrônico e identidade digital


A presidente da Assespro-RS (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), Aline Deparis, esteve na prefeitura de Farroupilha-RS a convite do prefeito, Claiton Gonçalves, e do Secretário Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano, Vandré Fardin, para apresentar os impactos gerados pelo uso de tecnologia Blockchain na gestão pública e da importância de trazer soluções digitais tanto para as instituições públicas quanto para as privadas.

Um dos projetos tecnológicos que o município de Farroupilha está desenvolvendo no momento é o "Prefeitura sem papel", que deve ser concluído ainda em 2019, e tem como objetivo a ampliação do número de serviços oferecidos de forma online a população, assim como o "Alvará digital". Farroupilha é considerado o município mais rápido do Brasil para emissão de alvará utilizando um modelo analógico e espera que com a chegada do modelo digital esse processo seja ainda mais rápido e acessível.

Aline Deparis é também CEO do Grupo Maven, composto pelas empresas Maven e Trubr, que desenvolve soluções de publicação digital e soluções em Blockchain e por isso é perita em ambos os assuntos trazidos pela prefeitura de Farroupilha. Uma das recomendações da presidente da Assespro-RS foi para que o município adotasse um sistema de identidade digital de procedência de vinho, já que no dia 4 de janeiro a cidade recebeu oficialmente o título de Capital Nacional do Moscatel. A implementação tornaria possível acompanhar todo o processo de produção de vinho, certificar as etapas e publicar através do blockchain para que o consumidor possa rastrear a procedência da bebida adquirida.

A ideia de tornar os governos mais acessíveis a população vem crescendo dentro do país e encontros como este sediado em Farroupilha começam a ser mais frequentes nas agendas públicas.

Comments

SEE ALSO ...