Tecnologia

Cidade Japonesa testa blockchain para votação eleitoral

A Cidade de Tsubaka permitiu que a sua população votasse em projetos de contribuição social através dos seus computadores pessoais.


O Japão é o mais novo país a utilizar um sistema de blockchain para processos de votação. A cidade de Tsubaka, na província de Ibaraki, permitiu que os cidadãos votassem dos seus computadores pessoais em projetos que visam melhorias para a sociedade.

O prefeito de Tsubaka informou que houve alguns problemas com a confirmação de votos, impossibilidade de votação por perda de senhas e na forma de identificação escolhida, visto que era necessário apenas segurar o documento de previdência social próximo a tela de votação, sem uma necessidade de validação extra.

Além de Tsubaka, outras cidades já utilizaram sistemas baseados em blockchain para votação em projetos de lei e de contribuição social. O estado da Virgínia Ocidental está estudando a implementação de um sistema em blockchain para suas eleições federais. A ideia é que os eleitores possam utilizar seus smartphones para escolher pré-candidatos a cargos públicos federais, como juízes e senadores.

Comentários