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Conheça as etapas de vendas no E-commerce e como potencializá-las

A venda pela internet é algo consolidado e em grande crescente. Por isso você deve entender o quanto antes como esse mercado funciona e se possível, fazer parte dele.


A venda pela internet é algo consolidado e em grande crescente. Entenda o seu funcionamento e destaque-se.

Rápidos e sempre em mãos, os smartphones nos proporcionaram o poder de compra quase que instantâneo e com isso percebemos nos últimos anos um grande aumento no número de vendas feitas pela internet. Mas o que temos que entender, como empresas, é que não basta apenas vender para que tenhamos sucesso. Precisamos encantar os nossos clientes, informá-los de maneira clara e objetiva, facilitar o seu processo de compra e oferecer um exemplar serviço de pós-venda para que possamos fidelizá-los. E não para por aí, temos que saber como atrair novos clientes.

São tantas etapas, que por muitas vezes nem todas são feitas. Ou quando são feitas, nem todas são feitas da maneira correta ou no tempo certo. Precisamos entender como funciona esse mercado e aprender a importância de cada etapa dele. Para isso, separamos um passo a passo do mercado e-commerce:

Começamos pela atração de clientes, onde eles estão em sua maioria apenas navegando na internet. É na navegação onde seus potenciais clientes vão demonstrar interesse pelo seu produto ou serviço. Seja por simples curiosidade ou por necessidade, é na navegação em que eles vão buscar por aquilo que você pode oferecer. Hoje a maioria das empresas busca por esses interesses e então oferece a solução por meio de anúncios para que esse possível cliente seja captado. Mas ainda temos entre essa maioria, empresas que não entendem que essa busca deve ser refinada após essa etapa. Que você pode e deve buscar informações de qual a reação do seu cliente após a sua primeira tentativa de capta-lo. De qual a imagem sua empresa passa nas redes sociais, de como seus anúncios são vistos pelo público e de como seu concorrente se posiciona. Tendo noção de sua imagem, é possível refinar suas campanhas e produzir conteúdo mais relevante.

Assim que o cliente estiver em seu site ou em sua página em alguma rede social, ele precisa ter ao alcance dele todo e qualquer tipo de informação necessária sobre seu produto ou serviço. Não se importe de exagerar no número de informações. Um cliente mal informado é um cliente com menos chances de realizar compra. Um cliente muito informado é, além de possível comprador, um divulgador em potencial. Tenha informações sobre tempo de entrega, sobre peso e tamanho do pacote a ser entregue. Informação é sinonimo de encantamento.

O abandono do cliente ao site enquanto está no meio do processo de compra, aponta para falhas como lentidão do processo, falta de compreensão do processo, solicitação em excesso de informações pessoais, botões de avançar de difícil localização, layouts pouco atrativos, entre outros. Por isso é de suma importância que sejam feitos testes de forma constante do funcionamento do processo. E tenha a certeza de que a assertividade do site ao mostrar produtos que possam interessar cada cliente esteja em pleno funcionamento e que seja de fato assertivo.

O atendimento ao cliente em sua pós-venda é o fator que marca o sucesso ou o fracasso da conquista de um cliente regular ou até mesmo fiel. Por mais em evidência que esteja o autoatendimento, por sua rapidez e praticidade, ainda podemos nos comunicar com os clientes por meio de frases assertivas e informativas no final de cada processo realizado por ele. Ou também pelo uso de chatboots, que conectados ao sistema interno podem dar respostas em tempo real ao cliente. Sem esquecer que sempre devemos ter um canal extra de comunicação com o cliente, como um e-mail, chats e até mesmo Whats App (entre outros canais disponíveis).

E por fim, temos a importante fidelização dos clientes. Sabemos que atrair um cliente é muito mais caro e trabalhoso do que manter um cliente que já conhece nosso sistema e produtos. Por isso é de extrema importância manter os clientes já conquistados. E para isso contamos com diversas possibilidades de programas, como pontos milhas ou até mesmo descontos. São esses programas que garantirão o retorno do cliente em sua plataforma.

Vimos diversos passos e agora que podemos entendê-los melhor, podemos fazer uma revisão e ter a certeza de que todos os passos estão sendo executados de maneira correta. Nesse meio que está em constante crescimento e cada vez mais competitivo, cada etapa faz executada de maneira correta é que faz a diferença.

Este artigo foi escrito por Carlos Zirbes e retirado do site Baguete.

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