Tecnologia

GartnerSym 2017 - Uma visão rápida

"Mais do que tendências e previsões, a conferência desse ano trouxe um pouco mais de realidade para adoção e aplicação"


Participei da conferência do Gartner durante os dias 01 e 05 de outubro que reuniu no resort da Disney em Orlando os principais CIOs e executivos de tecnologia de empresas e governos de todo o mundo. Vou escrever um resumo rápido do que achei mais interessante, sem muitas delongas.

Mais do que tendências e previsões, a conferência desse ano trouxe um pouco mais de realidade para adoção e aplicação em produção de tecnologias emergentes em todas as áreas.

As aplicações são de curto a médio prazo, não passando de 2020 para que as principais tecnologias que permearam a conferência estejam em produção nos mais diversos tipos de plataformas e serviços.

Blockchain, Inteligencia Artificial (e todas as subcategorias) e Assistentes virtuais, deverão fazer parte do dia a dia cada vez mais em aplicações e com APIs que facilitem a integração automatizada entre os cérebro computacionais.

IA deverá ser aplicada em um número muito maior de negócios do que simplesmente treinar subsets de máquinas de aprendizagens - Não deve ser necessária interação humana para ensinar a máquina e sim combinar IA com linguagem natural para obter resultados mais inteligentes. (Interesse pessoal: Se unir isso com processamento gráfico que simule a visão humana para reconhecimento de objetos, cores e formas podemos ter algo bem interessante).

Blockchain é para aplicação imediata. É opensource, é muito mais que Bitcoin, mas também é tecnologia nova, mas se não for testada ou aplicada não tem como evoluir. A aplicação de blockchain para governo, supply chain, educação, logística, EDI e tribunais é imediata por exemplo.

Dependendo do projeto e do tipo de negócio da organização as duas tecnologias vão trabalhar juntas. Blockchain + IA juntos podem ser muito poderosos. Teremos milhares de empregos e funções que irão desaparecer com a aplicação de IA cada vez de forma exponencial, contudo, outros milhares² de funções e empregos irão surgir a partir disso.

No evento também encontramos algumas empresas brasileiras e alguns fornecedores como Google, Freshworks e Amazon. Nem tudo foi Blockchain+IA - Tivemos muito conteúdo disruptivo, empreendedorismo, segurança, devops, darkweb, docker, bots, VR, governança, entre outros temas, até IOTA (sim, o game).

O evento é bastante interessante para networking. Tivemos reuniões privadas com executivos do Google, IBM, governo de outros países e especialistas em suas áreas.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...