Tecnologia

Google e o seu recurso de gerenciamento de reputação online

Você já ouviu falar no gerenciamento de reputação online da Google?


Em um mundo onde pesquisar na internet é algo praticamente automático no dia-a-dia das pessoas, ter o seu negócio entre os primeiros do ranking Google é algo importante e para isso existem ferramentas dedicadas e profissionais empenhados exatamente nessa área específica. Mas e quando pesquisamos o nome de alguém, sem contar nomes de famosos, o que acontece?

A Google conta com uma ferramenta para esses casos de busca por pessoas "comuns" ou anônimas e apesar de não ser tão estudada, ou nem ao menos ser conhecida pela maioria, a ferramenta chamada Eu na Web foi desenvolvida pela Google com o intuito de proteger seus dados e lhe apresentar para o mundo de forma segura. De modo simples, a ferramenta notifica os usuários de contas Google sempre que houver menções ao seu nome, isso funciona em diferentes tipos de sites. Dessa forma, acaba por funcionar como uma espécie de gerenciamento de reputação online.

Mas onde está essa ferramenta e como a configuramos? São três passos simples.

Passo1: Faça login na sua conta Google e entre no link: https://www.google.com/alerts

Passo2: Na seção "Eu na Web" clique no botão "+", localizado ao lado do seu nome e e-mail e você será direcionado a uma nova janela

Passo3: Na nova janela, confirme o endereço de e-mail para onde os alertas de menção serão enviados e clique no botão "criar alerta" para ativá-los.

Ao realizar esses três passos, você já estará apto a utilizar o gerenciamento de reputação online. Logo aparecerá uma lista com possíveis menções do seu nome e a partir daí é possível filtrar o modo de exibição da lista online de alertas. Você poderá configurar entre os modos: frequência, fontes, idiomas, região e os tipos de resultados de busca. A ferramenta também pode ser utilizada para empresas, locais, músicas, filmes e etc.

Comentários

VEJA TAMBÉM...