Tecnologia

IBM apresenta computador menor que grão de sal na Think 2018

Empresa apresentará novo produto em evento de tecnologia e produtos


Empresa apresenta novo produto em evento de tecnologia e produtos - Tecmundo

Nesta segunda-feira (19/03), a gigante IBM apresentou o menor processador do mundo durante a sua conferência na Think 2018, um dos eventos mais importantes de inovação do setor de tecnologia. As dimensões do pequeno computador são de 1mm por 1mm, ou seja, menor que um grão de sal.

O poder de processamento é equivalente ao de uma máquina 86x, lançada nos anos 90. Pode não parecer grande comparado as máquinas disponíveis no mercado nos dias atuais. Contudo, o que destaca o minicomputador é o seu custo por unidade. De acordo com a IBM, o valor por unidade deve ser de U$0,10 (cerca de R$0,30). A ideia principal é de utilizá-lo em grandes quantidades e assim obter um "aglomerado" de segurança, que pode ser inserido em objetos comuns do nosso cotidiano.

Segundo a IBM: "O conjunto vai trazer centenas de milhares de transitores, que serão capazes de monitorar, analisar, se comunicar e até mesmo agir sobre os dados obtidos".

Vamos imaginar um sistema antifraude que além de suas habituais verificações pudesse oferecer uma alternativa física de validação de dados. Isso com sua própria criptografia, tudo em blockchain. Ou então, vir acoplado em uma pílula de algum remédio importante no formato de pontos de tintas comestíveis, para garantir que os devidos compostos estejam realmente presentes no medicamento.

"Essas tecnologias nos abrem caminho para novas soluções que abordam segurança alimentar, autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados, identificação de objetos falsificados e detecção de origem de produtos de luxo".

Apesar de não sabermos a data certa em que teremos esses pequenos inventos para venda, a IBM já nos deixou bem informados sobre a grande gama de possibilidades de uso do produto. Os testes já estão sendo feitos pela empresa, então resta esperar pelo seu lançamento.

Comentários

VEJA TAMBÉM...