Tecnologia

iPhone7 e as novidades para os editores


- Forbes

A Apple lançou, na quarta-feira, a sétima versão do iPhone e a segunda do Apple Watch. No evento, que aconteceu na cidade norte-americana de São Francisco-CA, também foi apresentada a mais nova versão do sistema operacional da Apple, o IOS 10. São diversas novidades, mas separamos algumas que podem fazer mais sentido para os editores de jornais e revistas digitais:

 

AppleNews - Chegará no Brasil?

Os editores que possuem conteúdo em inglês já podem se cadastrar no AppleNews, um novo serviço de notícias que a empresa criou após descontinuar o AppleNewsstand para as revistas. Pelo menos até a conclusão deste artigo não havia possibilidade de conteúdos exibidos em Português na ferramenta. Porém, com o lançamento do iPhone7 no Brasil, aumentam os rumores de que este importante recurso para os editores possa em breve estar disponível.

As plataformas de conteúdo já distribuem artigos para o Facebook Instant Articles, GoogleNews, em formato AMP para páginas aceleradas no mobile e agora mais uma plataforma - Quem irá unificar?

 

apple.com/news

 

A Apple já tem mais de 2.000 publicações no News, que já conta com 60 milhões de usuários ativos por mês. No iOS 10, o News vem com um design totalmente novo como matérias em destaque, tendências, tópicos que você segue (com sugestões inteligentes), seleções de editores, notícias-destaque chegando à Tela Bloqueada (com notificações push), entre outros. Para os editores que queiram criar uma revista digital e usar os recursos da Apple esta é uma alternativa bastante interessante para conquistar novos assinantes. 

 

Sem entrada para fones de ouvido

Os jornalistas que costumam utilizar aplicativos para criação de conteúdo e que usam fones de ouvido durante as entrevistas podem sentir um pouco de dificuldade com a novidade. Grande parte da cobertura da imprensa sobre o evento da Apple tem-se centrado sobre a decisão da empresa de eliminar o fone de ouvido. Com o fim da saída de áudio de 3,5 mm (a entrada em que os fones de ouvido são encaixados para a reprodução do som) será preciso usar um adaptador para fones de modelo tradicional, ou comprar fones com suporte Bluetooth para a execução de áudio wireless - caso o consumidor não goste dos AirPods. O telefone também tem alto-falantes em posição estéreo, um à direita e outro à esquerda do aparelho.

 

Chamados 'AirPods', a Apple apresentou essa nova tecnologia como parte do que a empresa prevê como um "futuro wireless".

 

Como funcionam os Airpods - Foto: Reuters

 

 

iOS10 - Notificações para notícias

O push no iOS10 ficou bem maior e mais interativo. Agora o usuário poderá receber, na tela de bloqueio do iOS,  vídeos curtos, status de download de uma edição, notícias ao vivo, componentes para narração de jogos de futebol, resumo de um artigo etc. Mas atenção: a dica é usar com cuidado e moderação essa novidade. Se parecer invasivo e repetitivo para o usuário, ele bloqueará suas notificações no primeiro incômodo.

 

ESPN

 

Com certeza um dos recursos mais importantes para os publishers é a possibilidade de enviar vídeos e áudios diretamente via push, o que poderá aumentar a audiência de matérias diretamente no display do dispositivo.  

Comentários

VEJA TAMBÉM...