Tecnologia

WhatsApp entra na luta contra Fake News

WhatsApp levanta bandeira contra Fake News e lança comerciais para tv


Sendo uma das plataformas mais utilizadas para disseminação de notícias falsas em todo o mundo, o WhatsApp aderiu a uma nova tática no combate às Fake News. A plataforma produziu e lançou uma série de comerciais para televisão com o intuito de chamar a atenção de seus usuários para a importância do assunto.

O país onde a plataforma é utilizada pelo maior número de usuários é a Índia e, por isso, foi o primeiro local a receber os comerciais educativos da plataforma. A Índia reportou casos de linchamento e espancamento que aconteceram por causa de notícias falsas espalhadas via WhatsApp. Foram a partir desses acontecimentos que o governo passou a exigir uma resposta da plataforma. E então surgiram os comerciais educativos como resposta da ferramenta mensageira.

Há alguns meses um executivo do WhatsApp passou a liderar um novo escritório da plataforma no país e, agora, já são três comerciais educativos a passar na TV local. Os vídeos foram produzidos em 10 idiomas locais diferentes para atingir o maior número possível da população do país. A ideia é conscientizar os usuários de que compartilhar mensagens ou rumores mentirosos pode ser perigoso. Além da campanha educativa, o WhatsApp limitou o compartilhamento de mensagens para no máximo 20 pessoas ao mesmo tempo e tem tomado outras medidas como a sinalização de mensagens encaminhadas.

O grande número de compartilhamento de notícias falsas e seu contínuo crescimento vêm preocupando não só os criadores do WhatsApp, mas também a imprensa, jornais sérios e também grande parte da população, que acaba por sofrer com as mentiras e as consequências afetam setores políticas, econômicos e sociais.

Comentários

VEJA TAMBÉM...